Postagem em destaque

Notação Pentagramática (ou Como Ler Partitura)

Notação Pentagramática  Denominamos PENTAGRAMA o conjunto de 5 linhas e 4 espaços q usamos para a notação musical. No pentagrama consegui...

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

#20 Resolução do Trítono



Por que o dominante quer resolver na tônica? Vem com a gente pra entender como o trítono dentro do acorde dominante nos leva para a resolução no acorde tônica.

e-mail: semibrevespodcast@gmail.com 
Facebook: www.facebook.com/semibrevespod 
Instagram: @semibrevespod 
Twitter: @semibrevespod 

Dicas culturais: 

Daniel:
Documentário: O Barato de Iacanga

Pedro:
Podcast: Chutando a Escada – Richard Wagner, os nazistas e o olavismo


Apresentação: Pedro Janczur e Daniel Lima
Produção: Pedro Janczur e Daniel Lima
Edição: Pedro Janczur
Consultoria Técnica: Marco Bonito

Material de apoio:



Quando falamos em funções harmônicas no Campo Harmônico estamos nos referindo a uma situação específica, um tipo de Harmonia de uso mais comum e regular dentro da Música Popular chamada TONALISMO. Caracteriza o Tonalismo justamente a presença dessas funções, especialmente a marcha Dominante-Tônica, e a Instabilidade-Estabilidade provacada pela mesma. Vamos entender o processo dessa resolução no Campo Harmônico Maior.
Na formação do acorde de função Dominante Principal (V7) encontraremos um intervalo em suas vozes internas que é o responsável pela sensação de instabilidade provocada pelo mesmo, o chamado TRÍTONO.
Como o próprio nome ja informa, o TRÍTONO é intervalo de 3 TONS (#4 OU b5) encontrado no acorde dominante entre a TERÇA MAIOR e a SÉTIMA MENOR









Dito isso, vamos imaginar a marcha do acorde dominante (V7) para o acorde tônica de função principal no Campo Harmônico Maior (I7M), usando o exemplo do tom de F maior, sendo então C7(V7) e o F(I). Obs: Usaremos um F tríade para melhor ilustração das vozes internas dos acordes na marcha :)










As notas do trítono no acorde dominante se atraem com a TERÇA MAIOR e a TÔNICA do acorde tônica, sendo a terça do trítono por SEMITOM ASCENDENTE com a tônica do acorde tônica e a sétima menor do trítono por SEMITOM DESCENDENTE com a terça do acorde tônica, estabelecendo o cruzamento das vozes internas que caraterizam essa resolução. Interessante notarmos também o movimento dos baixos (TÔNICAS) dos acordes, num intervalo de QUARTA JUSTA ASCENDENTE ou QUINTA JUSTA DESCENDENTE. Esse tipo de movimento entre os acordes vai ser o mais usado nas progressões tonais a serem estudadas em breve, aguarde cenas dos próximos capítulos :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário