Postagem em destaque

Notação Pentagramática (ou Como Ler Partitura)

Notação Pentagramática  Denominamos PENTAGRAMA o conjunto de 5 linhas e 4 espaços q usamos para a notação musical. No pentagrama consegui...

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Notação Pentagramática (ou Como Ler Partitura)

Notação Pentagramática 

Denominamos PENTAGRAMA o conjunto de 5 linhas e 4 espaços q usamos para a notação musical. No pentagrama conseguimos notar ALTURA, DURAÇÃO, DINÂMICA e ANDAMENTO de cada nota, além das FÓRMULAS DE COMPASSO utilizadas nos trechos notados. 
Para a notação do ritmo utilizaremos as chamadas FIGURAS DE DURAÇÃO, dividas em VALORES POSITIVOS (sons) e VALORES NEGATIVOS (pausas). 

As figuras estabelecem entre si uma relação de DOBRO/METADE, sendo o valor imediatamente superior o DOBRO da inferior ou a inferior a METADE da superior.


Para o prolongamento da duração e consequente expressão de valores diversos utilizaremos as LIGADURAS e o PONTO DE AUMENTO.


Além da notação do ritmo usaremos também o PENTAGRAMA como notador das ALTURAS das notas, para tanto usaremos cada linha e espaço para notarmos UMA NOTA em cada posição. Para apoio e consequente extensão da tessitura de notação do PENTAGRAMA utilizaremos LINHAS SUPLMENTARES, denominadas SUPERIORES e INFERIORES, de acordo com a sua posição junto as linhas pentagramáticas.



Utilizaremos também como apoio e ícone para definição de altura no PENTAGRAMA as chamadas CLAVES, divididas em CLAVE DE SOL (segunda linha), CLAVE DE FÁ (terceira e quarta linha) e CLAVE DE DÓ (primeira, segunda e terceira linha).



São de uso mais comum as claves de SOL (segunda linha) e de FÁ (quarta linha), estabelecendo assim a seguinte ordem e relação entre as claves:



O valor que separa as claves como PRIMERA LINHA SUPLEMENTAR INFERIOR na CLAVE DE SOL ou PRIMEIRA LINHA SUPLEMENTAR SUPERIOR na CLAVE DE FÁ é o chamado DÓ CENTRAL.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo conteúdo, o blog e o podcast semibreves está sendo um divisor de águas no meu estudo musical. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir