Postagem em destaque

Notação Pentagramática (ou Como Ler Partitura)

Notação Pentagramática  Denominamos PENTAGRAMA o conjunto de 5 linhas e 4 espaços q usamos para a notação musical. No pentagrama consegui...

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Notação Pentagramática (ou Como Ler Partitura)

Notação Pentagramática 

Denominamos PENTAGRAMA o conjunto de 5 linhas e 4 espaços q usamos para a notação musical. No pentagrama conseguimos notar ALTURA, DURAÇÃO, DINÂMICA e ANDAMENTO de cada nota, além das FÓRMULAS DE COMPASSO utilizadas nos trechos notados. 
Para a notação do ritmo utilizaremos as chamadas FIGURAS DE DURAÇÃO, dividas em VALORES POSITIVOS (sons) e VALORES NEGATIVOS (pausas). 

As figuras estabelecem entre si uma relação de DOBRO/METADE, sendo o valor imediatamente superior o DOBRO da inferior ou a inferior a METADE da superior.


Para o prolongamento da duração e consequente expressão de valores diversos utilizaremos as LIGADURAS e o PONTO DE AUMENTO.


Além da notação do ritmo usaremos também o PENTAGRAMA como notador das ALTURAS das notas, para tanto usaremos cada linha e espaço para notarmos UMA NOTA em cada posição. Para apoio e consequente extensão da tessitura de notação do PENTAGRAMA utilizaremos LINHAS SUPLMENTARES, denominadas SUPERIORES e INFERIORES, de acordo com a sua posição junto as linhas pentagramáticas.



Utilizaremos também como apoio e ícone para definição de altura no PENTAGRAMA as chamadas CLAVES, divididas em CLAVE DE SOL (segunda linha), CLAVE DE FÁ (terceira e quarta linha) e CLAVE DE DÓ (primeira, segunda e terceira linha).



São de uso mais comum as claves de SOL (segunda linha) e de FÁ (quarta linha), estabelecendo assim a seguinte ordem e relação entre as claves:



O valor que separa as claves como PRIMERA LINHA SUPLEMENTAR INFERIOR na CLAVE DE SOL ou PRIMEIRA LINHA SUPLEMENTAR SUPERIOR na CLAVE DE FÁ é o chamado DÓ CENTRAL.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo conteúdo, o blog e o podcast semibreves está sendo um divisor de águas no meu estudo musical. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que sensacional tudo. Depois de muitos anos tocando o conteúdo de vocês tem sido um grande divisor e uma enorme ajuda para mim na música.

    ResponderExcluir