Postagem em destaque

Notação Pentagramática (ou Como Ler Partitura)

Notação Pentagramática  Denominamos PENTAGRAMA o conjunto de 5 linhas e 4 espaços q usamos para a notação musical. No pentagrama consegui...

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

#19 Funções Harmônicas



Começamos 2020 falando sobre funções harmônicas, ou, como se movimentam os acordes dentro do campo harmônico? Quais as suas relações de tensão e resolução?

e-mail: semibrevespodcast@gmail.com 
Facebook: www.facebook.com/semibrevespod 
Instagram: @semibrevespod 
Twitter: @semibrevespod 

Dicas culturais: 

Daniel:
Documentário: Raul, o início, o fim, e o meio

Pedro:
Podcast: História Preta – Deus e o Diabo na Encruzilhada: a origem do Blues


Apresentação: Pedro Janczur e Daniel Lima
Produção: Pedro Janczur e Daniel Lima
Edição: Pedro Janczur
Consultoria Técnica: Marco Bonito

Material de apoio:

Entendemos as progressões harmônicas como o veículo de transmissão do discurso musical, tendo cada acorde dentro desse uma capacidade de graduar a sensação de INSTABILIDADE e MOVIMENTO, ou ESTABILIDADE e REPOUSO. Através dessa capacidade classificaremos os mesmos e atribuiremos as já afamadas FUNÇÕES HARMÔNICAS aos nossos acordes.

Poderemos classificar as Funções Harmônicas em 3 classes, sendo:

FUNÇÃO TÔNICA - caracterizada pela sensação de ESTABILIDADE e FINALIZAÇÃO, provendo o sentido CONCLUSIVO a progressão harmônica.

FUNÇÃO DOMINANTE - caracterizada pela sensação de INSTABILIDADE e SUSPENSÃO, tendendo a seguir para a Função Tônica e consequentemente para o repouso.

FUNÇÃO SUBDOMINANTE - caracterizada pelo meio termo entre as 2 anteriores, podendo migrar tanto para a Função Dominante quanto para a Função Tônica.

Dito isso, vamos classificar os nossos queridos acordes do Campo Harmônico Maior, estabelecendo a chamada Qualidade Funcional dos mesmos, ou seja, quem são os acordes principais das funções e que as representam com maior intensidade (quadro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário