Postagem em destaque

Notação Pentagramática (ou Como Ler Partitura)

Notação Pentagramática  Denominamos PENTAGRAMA o conjunto de 5 linhas e 4 espaços q usamos para a notação musical. No pentagrama consegui...

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Sistema Cifrado (Ou Como Ler Cifras)

Chamamos de SISTEMA CIFRADO UNIVERSAL o método de escrita e notação para acordes e notas musicais onde substituímos os monossílabos latinos já conhecidos por LETRAS MAIÚSCULAS DO ALFABETO, sendo: 











Utilizaremos fundamentalmente as cifras para nomenclatura de acordes, inicialmente com as TRÍADES (acordes de três notas, ver episódio #7 TRÍADES), sendo: 

T – TRÍADE MAIOR – Ex. G (Tríade de Sol Maior) 

Tm – TRÍADE MENOR – Ex.: Am (Tríade de Lá Menor) 

T5+ ou T+ ou T#5 – TRÍADE AUMENTADA  - Ex.: C5+ ou C+ ou C#5 (Tríade de Dó Aumentada)

Tdim – TRÍADE DIMINUTA – Ex.: Fdim (Tríade de Fá Diminuta)

OBS1.: Como dito no Ep. #7 Tríades a Tdim (TRÍADE DIMINUTA) NÃO É UM ACORDE DIMINUTO. Essa tríade funcionará como substrato para formação de outros acordes (diminutos, meio diminutos e dominantes) necessitando de outras notas para completá-lo e assim definir sua formação completa e sua consequente função harmônica.
OBS2.: A letra “T” usada nos exemplos acima refere-se a TÔNICA ou FUNDAMENTAL, podendo ser substituída por qualquer uma das sete letras de A a G notadas acima, acompanhadas ou não de SUSTENIDO (#) ou BEMOL (b), completando assim as 12 possibilidades dentro da ESCALA CROMÁTICA (ver EP. #1 Escala Cromática) 

Para completarmos as cifras além da TRÍADE usaremos os intervalos correspondentes acompanhados de sinais q indicam a qualidade dos mesmos, veja: 

MAIORES: 
-Sétima Maior = Maj7 ou 7M ou Δ
-Nona (segunda) Maior = 9 
-Décima Terceira (sexta) Maior = 13

MENORES: 
-Sétima Menor = 7 
-Nona (segunda) Menor = b9 ou 9- 
-Décima Terceira (sexta) Menor = b13 ou 13- 

JUSTOS: 
-Quarta Justa = 4 ou Décima Primeira = 11
-Quinta Justa = 5 

AUMENTADOS: 
-Nona Aumentada = #9 ou 9+
-Quarta Aumentada = #4 ou 4+ ou Décima Primeira Aumentada = #4 ou 4+
-Quinta Aumentada = #5 ou 5+ 

DIMINUTOS:
-Nona Diminuta = b9 ou 9- 
-Quinta Diminuta = b5 ou 5- 
-Sétima Diminuta = b7 ou 7- ou 7dim

OBS1.: Notamos nos exemplos acima ou intervalos complementares para formação de acordes com total USO PRÁTICO, sendo assim estão notados da forma mais comum quando utilazada em cifragem ou classificação de intervalos 

OBS2.: O SISTEMA CIFRADO UNIVERSAL ainda carece de uniformização de escrita, portanto podemos ver diversas formas para a grafia de um mesmo intervalo, o q não muda absolutamente o conceito/formação do mesmo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário