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segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

#21 II V I



Neste episódio vamos entender o que é o II V I e porque ele é tão importante pra música popular.

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Dicas culturais: 

Daniel:
Disco: Black Sabbath - Black Sabbath

Pedro:
Disco: Rush - Hidden Pictures


Apresentação: Pedro Janczur e Daniel Lima
Produção: Pedro Janczur e Daniel Lima
Edição: Pedro Janczur
Consultoria Técnica: Marco Bonito

Material de apoio:


Seguindo na evolução das marchas harmônicas tivemos a inclusão do acorde IIm7 na progressão, funcionando  como um elemento de cadência (com Função Subdominante), precedendo e reforçando a resolução do acorde Dominante (V7) no preparo da Função Tônica (I7M). Assim sendo, podemos denominar também esse acorde como  "II CADENCIAL". Vale aqui a referência (e a reverência) ao trabalho do grande professor e editor Almir Chediak, que com seus livros "Harmonia e Improvisação I e II" ajudaram a difundir esse tipo de nomenclatura para o estudo de Música Popular no nosso país

Lembremos  que o movimento dos baixos e a distância dos acordes continua similar, ou seja, o IIm7 está distante do V7 QUARTA JUSTA ABAIXO ou QUINTA JUSTA ACIMA, estabelecendo a mesma relação do V7 com I7M, mantendo o movimento de QUARTAS JUSTAS ASCENDENTES OU QUINTAS JUSTAS DESCENDENTES na marcha harmônica.












O cruzamento das vozes internas acontece entre as Terças e Sétimas dos acordes, sob o princípio de Continuidade Harmônica, ou seja, estabelecendo o MÍNIMO MOVIMENTO entre as mesmas, usando sempre GRAUS CONJUNTOS (intervalos de segunda menor ), quando não estático. Portanto teremos nessa cadência a TERÇA MENOR do IIm7 PERMANECENDO NA MESMA ALTURA e se tornando a SÉTIMA MENOR do V7 e a SÉTIMA MENOR DESCENDO MEIO TOM e se tornando a SÉTIMA MENOR do mesmo. No segundo movimento teremos a TERÇA MAIOR do V7 PERMANECENDO NA MESMA ALTURA e se tornando a SÉTIMA MAIOR DO I7M e a SÉTIMA MENOR do V7 DESCENDO MEIO TOM e se tornando a TERÇA MAIOR do mesmo. 

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