Postagem em destaque

Notação Pentagramática (ou Como Ler Partitura)

Notação Pentagramática  Denominamos PENTAGRAMA o conjunto de 5 linhas e 4 espaços q usamos para a notação musical. No pentagrama consegui...

quarta-feira, 31 de julho de 2019

#1 Escala Cromática




Neste primeiro episódio, apresentamos a escala cromática e seus elementos, incluindo tom e semitom, acidentes, sustenido e bemol, além da importância do aprendizado da teoria musical.

Material de apoio:


Escala Cromática

A escala cromática é a escala que define a menor distância entre dois sons como o semitom, dividindo a oitava em 12 sons, ou semitons, de distâncias iguais.

Uma oitava é a distância de uma nota para ela mesma, depois de passarmos por todas as outras notas. Isso acontece quando atingimos o dobro da frequência da nota original.

A distância entre cada tecla do piano para a próxima é de um semitom, contendo 12 teclas entre cada nota e sua oitava. Da mesma forma, a distância entre cada casa do violão e a próxima é de um semitom, portanto contendo 12 casas entre cada nota e a sua oitava.

Dentro dessas 12 notas, temos 7 notas naturais, sendo elas:



Cada uma dessas notas pode ser separada por um tom ou um semitom, sendo o tom igual a dois semitons. A separação é:



O último Dó sendo a oitava do primeiro, começando portanto um novo ciclo.

Entre as notas separadas por um tom, temos uma nota acidentada. Essa nota pode receber o nome da nota anterior modificada (acidentada) por um # (sustenido), ou pela nota posterior modificada por um b (bemol). Portanto, temos os seguintes acidentes:


Portanto, a nota entre o Dó e o Ré pode ser chamada de Dó#. Mas também pode ser chamada de Réb. A este efeito damos o nome de Enarmonia, quando a mesma nota pode receber dois nomes diferentes. Essa nomenclatura não é aleatória, porém. Existem regras, as quais nos aprofundaremos nos episódios seguintes, sobre qual nome usar, dependendo de de onde esta nota vem e qual função ela está cumprindo.

Mesmo entre as notas separadas por um semitom, podem existir enarmonias. Portanto, um Mi poderia ser chamado de Fáb, e um Fá de Mi#. Um Si poderia ser chamado de Dób, e um Dó de Si#.

Em suma, ficamos com a escala cromática da seguinte forma:


Um comentário:

  1. Muito bom, estou começando a escutar os PodCasts, e espero que eu possa extrair bons frutos. Parabéns, ótimo trabalho pessoal!

    ResponderExcluir