Postagem em destaque

Notação Pentagramática (ou Como Ler Partitura)

Notação Pentagramática  Denominamos PENTAGRAMA o conjunto de 5 linhas e 4 espaços q usamos para a notação musical. No pentagrama consegui...

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

#14 Percepção de Tétrades Harmônicas



Agora que já estamos familiarizados com o som das tétrades, é hora de estuda-las de maneira harmônica, tocando todas as notas ao mesmo tempo. Isso adiciona aquela já conhecida dificuldade de isolar cada uma das notas, mas com o nosso passo a passo você vai tirar de letra!

e-mail: semibrevespodcast@gmail.com 
Facebook: www.facebook.com/semibrevespod 
Instagram: @semibrevespod 
Twitter: @semibrevespod 

Sites para estudo de percepção: 
teoria.com 
musictheory.net 
tonedear.com 

Dicas culturais: 

Daniel: 
Disco: Bass Extremes
Livro: Nico Assumpção – Bass Solo

Pedro:
Podcast: Twenty Thousand Hertz
Vídeos: Eric Whitacre – Virtual Choir
Disco: Emicida – AmarElo


Apresentação: Pedro Janczur e Daniel Lima
Produção: Pedro Janczur e Daniel Lima
Edição: Pedro Janczur
Consultoria Técnica: Marco Bonito


Material de Apoio:

Já familiarizados com o som das tétrades, começamos o estudo das tétrades harmônicas. Ainda utilizando as quatro famílias provenientes da escala maior – maior com sétima maior, maior com sétima menor, menor com sétima menor e meio diminuta.

Como nos intervalos harmônicos e nas tríades harmônicas, nossa primeira tarefa é separar as notas. Em seguida, cantamos as 4 notas, para então analisar os intervalos formados entre elas, para então classificar a tétrade. A tendência é que os "sabores" de cada família se sobressaiam mais quando tocadas de forma harmônica, então preste sempre muita atenção nas relações de consonância e dissonância, e no caráter aberto ou fechado de cada tétrade. 

Seguem os diagramas das tétrades:

Maior com Sétima Maior

















Maior com Sétima Menor (Dominante)

















Menor com Sétima Menor

















Meio Diminuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário