Postagem em destaque

Notação Pentagramática (ou Como Ler Partitura)

Notação Pentagramática  Denominamos PENTAGRAMA o conjunto de 5 linhas e 4 espaços q usamos para a notação musical. No pentagrama consegui...

terça-feira, 8 de outubro de 2019

#10 Percepção de Tríades Harmônicas




Finalmente, chegamos à percepção das tríades harmônicas. O assunto fica um pouco mais difícil, mas é essencial o estudo por ser a forma mais comum de encontrarmos tríades no nosso dia a dia.

e-mail: semibrevespodcast@gmail.com 
Facebook: www.facebook.com/semibrevespod 
Instagram: @semibrevespod 
Twitter: @semibrevespod 

Sites para estudo de percepção: 
teoria.com 
musictheory.net 
tonedear.com 

Dicas culturais: 

Daniel: 
Documentário: The Wrecking Crew

Pedro: 
Podcast: Guitar Wank
Disco: Paulinho da Viola (1971)

Apresentação: Pedro Janczur e Daniel Lima
Produção: Pedro Janczur e Daniel Lima
Edição: Pedro Janczur
Consultoria Técnica: Marco Bonito



Material de Apoio:


Assim como nos intervalos, podemos identificar as tríades de acordo com suas características, ou sabores, auditivos. As quatro famílias de tríades – maiores, menores, aumentadas e diminutas – podem ser divididas em dois grupos: consonantes e dissonantes, e identificados de acordo com suas características e formação.

Assim como nos intervalos, para a identificação das tríades harmônicas, se faz necessário separar as notas na nossa cabeça, para então cantar-las de forma ascendente.

Consonantes

São consonantes as tríades maiores e menores, sendo as maiores mais abertas, alegres e solares, e as menores mais fechadas, tristes e nubladas. Isolando cada intervalo da sua formação, podemos identificar qual é a tríade tocada:

Maior:


















Menor:


















Dissonantes

São dissonantes as tríades aumentadas e diminutas, sendo as aumentadas mais abertas e suspensas, e as diminutas mais fechadas e depressivas. Isolando seus intervalos, podemos identificá-las da seguinte forma:

Aumentada:


















Diminuta:



Nenhum comentário:

Postar um comentário