Postagem em destaque

Notação Pentagramática (ou Como Ler Partitura)

Notação Pentagramática  Denominamos PENTAGRAMA o conjunto de 5 linhas e 4 espaços q usamos para a notação musical. No pentagrama consegui...

terça-feira, 27 de agosto de 2019

#4 Percepção de Intervalos, Parte 1: 2as, 3as, 4as e 5as



Neste episódio, nos aventuramos no mundo da percepção musical, mostrando como é possível identificar intervalos apenas ouvindo-os. Começamos com a primeira parte da oitava, estudando as segundas, terças, quartas e quintas 

e-mail: semibrevespodcast@gmail.com 
Facebook: www.facebook.com/semibrevespod 
Instagram: @semibrevespod 
Twitter: @semibrevespod 

Sites para estudo de percepção: 
teoria.com 
musictheory.net 
tonedear.com 

Dicas culturais: 

Daniel: 
Disco: Miles Davis – Kind of Blue 
Documentário: Chasing Trane 

Pedro: 
Disco: Chico Ao Vivo 
Documentário: Quincy


Material de Apoio:

Todo intervalo pode ser identificado auditivamente, por características da sua família que independem do tom tocado. Nesta primeira parte, tratamos da primeira parte da oitava, constituída de 7 intervalos, sendo eles:

2m, 2M, 3m, 3M, 4J, 5J, e trítono, sendo este último o intervalo de 4+ ou 5dim, que tem um nome próprio pela importância que ele tem na música tonal.

Para identificarmos estes intervalos, sugerimos os seguintes passos:

1- Tamanho

Nesta primeira parte, tratamos dos intervalos pequenos, mas mesmo assim existe uma diferença clara entre a distância de uma segunda para uma quinta, e identificar esta característica é o primeiro passo para a identificação do intervalo.

2- Consonância ou Dissonância

Cada intervalo tem uma característica de consonância (acomodação dos harmônicos que causa sensação de unidade e repouso) ou dissonância (sensação de tensão), e treinar a identificação dessa característica é extremamente importante. Os intervalos desta primeira parte são classificados da seguinte maneira:

Consonâncias perfeitas: 4J (quarta justa) e 5J (quinta justa)

Consonâncias imperfeitas: 3m (terça menor) e 3M (terça maior). A 2M (segunda maior) também pode ser considerada uma consonância, quando tocada melodicamente.

Dissonâncias: Trítono (quarta aumentada ou quinta diminuta), 2m (segunda menor) e 2M (segunda maior) – esta última pode ser considerada dissonante principalmente quando tocada harmonicamente (as duas notas ao mesmo tempo).

3- Referência Musical

Usamos referências musicais para comparar com o intervalo ouvido e ajudar na sua identificação. Qualquer melodia pode servir de referência, mas as sugeridas no episódio são:

2m – Tubarão ou resolução sensível-tônica

2M – Aquarela do Brasil ou saída da escala maior

3m – Greensleaves

3M – Eu Sei Que Vou Te Amar ou Primavera de Vivaldi

4J – Hino Nacional ou resolução de baixo

5J – Tema de Star Wars

Trítono – Riff de YYZ (Rush) ou acorde dominante

Nenhum comentário:

Postar um comentário